Os elementos filtrantes bobinados são produzidos pelo processo de bobinamento de fios em torno de um núcleo poroso de maneira que os fios fiquem bem apertados na parte próxima ao núcleo e mais abertas quando próximas da superfície externa. Essa estrutura formada permite um tipo de filtração que chamamos de filtração por profundidade pois a retenção acontece em camadas e de acordo com o gradiente de retenção criado na profundidade do elemento. Os materiais empregados na produção desses elementos podem ser em Polipropileno, Fibra de Vidro, Algodão ou Poliéster, com núcleos de Polipropileno ou Inox 304. Com diâmetros aproximados de 2 ½” e 4 ½”, possuem comprimentos padrões que variam de 5″ a 40″, mas podem ser confeccionados sob encomenda em tamanhos especiais. Seus graus de retenção nominais são de 0,5 a 150 micras e suportam temperaturas de até 400oC dependendo da configuração de materiais que compões os fios e núcleo.
Suas vantagens em relação aos elementos expandidos então ligadas a uma maior resistência mecânica por possuírem um núcleo estruturado e; por possuir a estrutura de fios bobinado com gradiente conferem maior área de filtração. Vantagens essas que promovem maior eficiência, maior quantidade de retenção e vida útil ao elemento, além de permitir operar em pressões mais altas em comparação com os elementos filtrantes lisos e ranhurados.
As principais aplicações dos elementos bobinados são em filtração e pré-filtração de água de processo, água potável, produtos químicos e fármacos, óleos vegetais, minerais e comestíveis, agentes lubrificantes e combustíveis.
2018 | POROFIL®. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por WEBION